top of page
Search
  • Writer's pictureEquipe GW

GW Energia, parceiros e o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano foi uma grande oportunidade de negócios e networking para a equipe da GW Energia. Realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 18 a 20 de abril, o evento proporcionou o reencontro de diversos colegas e clientes do setor. O ambiente estava propício para prospectar novos negócios e firmar parcerias. O Fórum Sul Brasileiro foi uma experiência ímpar neste 2023, que certamente irá reverberar nos próximos meses - tanto para GW Energia e seguramente para a cadeia de biogás e biometano no Brasil.


A participação da GW Energia, de modo geral, foi como congressistas. Entretanto, enquanto equipe de consultores, tivemos a oportunidade de compartilhar o trabalho realizado para a Aggreko, durante o Workshop de Tecnologias na Prática (Programa de Tropicalização de Tecnologias | Projetos GEF Biogás Brasil). A Aggreko solicitou que apresentássemos ao público o tema “Estruturação de Projetos CAPEX Zero”.


Thiago Olinda apresentando para plateia sobre “Estruturação de Projetos CAPEX Zero” para Aggreko
Thiago Olinda apresentando o tema: “Estruturação de Projetos CAPEX Zero”, como consultor da Aggreko.

O diretor executivo e sócio fundador da GW Energia, Thiago Olinda, conduziu a apresentação e compartilhou como é o desenvolvimento de um projeto desde a prospecção até a estruturação técnica-financeira. Durante o Workshop foi apresentado um recente case de sucesso de projeto para aproveitamento do biogás em aterro sanitário que passou por todas as etapas apresentadas, o que além de atestar a multidisciplinaridade e a experiência da equipe GW Energia, conta muito a favor dos resultados obtidos.


“É um privilégio poder dizer que a GW Energia fez parte do 1º Projeto de Investimento do tipo CAPEX ZERO da Aggreko”, afirma Olinda. Na ocasião, todas as etapas de desenvolvimento do projeto foram expostas, bem como o levantamento de dados técnicos de aterro sanitário, estudos de modelagem de curva de produção de biogás, definição de rota tecnológica, como foi feito o levantamento de custos de CAPEX e OPEX, modelagem de negócios, regulação e modelagem financeira e tributária, além da preparação de relatório para aprovação de investimentos com a diretoria da Aggreko.


Engenheiros da GW Energia e Aggreko conversando durante evento.
A GW Energia é consultoria especializada contratada pela Aggreko Brasil. No destaque, Sidnei Guimarães (Aggreko) e Thiago Olinda (GW)

Breno Pinheiro, diretor de regulação e sócio da GW Energia, afirma que as ações apresentadas acima compõem o portfólio de projetos da empresa, mas que para cada cliente, as soluções são executadas conforme demanda. “Podem ser ofertados individualmente ou de modo personalizado”, explica.


Falando sobre negócios, a diretora de Engenharia e Inovação, Larissa Schmoeller, conta que a presença da equipe nesta edição do Fórum resultou em 5 novas oportunidades de negociações, com desdobramentos concretos a partir dali, além do fortalecimento de novas parcerias. “Em breve o mercado verá a GW Energia atuando em projetos de regulação, P&D+I, cursos e investimentos”, revela.


Larissa, Thiago e Breno - diretores da GW Energia presentes no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Larissa, Thiago e Breno - diretores da GW Energia presentes no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Como destaque geral do evento, Larissa aproveitou para parabenizar e dizer que os painéis promoveram debates técnicos pertinentes sobre crédito de carbono, inserção do biometano na rede de gás, financiamentos e captação financeira, e exposições no mercado de energia elétrica. “Certamente a GW Energia estará em Chapecó para prestigiar a 6ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano”.


17 views0 comments
bottom of page